Apresentação Rochas Sedimentares Rochas Magmáticas Rochas Metamórficas Bibliografia

 

 

Rochas Sedimentares

 

As rochas sedimentares são formadas pela deposição de materiais provenientes de outras rochas preexistentes ou de materiais originados  pela actividade de seres vivos. Os materiais, depois de depositados, são geralmente compactados e ligados.

  • Na génese das rochas sedimentares ocorrem, fundamentalmente, duas fases: sedimentogénese e diagénese.

 

Sedimentogénese...
 

Processos que intervêm desde a elaboração dos materiais que vão constituir as rochas sedimentares até à sua deposição.
As rochas que afloram no globo terrestre, principalmente as rochas magmáticas e metamórficas, ficam expostas a condicionalismos muito diferentes daqueles em que foram geradas. Consequentemente, essas rochas alteram-se quimicamente e fisicamente.
Os materiais resultantes dessa alteração são removidos por acção da gravidade, pela água no estado líquido ou sólido e pelo vento, designando-se este processo por erosão.
Frequentemente os materiais são transportados para locais por vezes bem longínquos. Podem ser partículas ou fragmentos de dimensões variadas, designados em ambos os casos por detritos ou clastos, ou podem ser substâncias dissolvidas na água.
Em condições propícias os materiais transportados depositam-se, constituindo sedimentos. O processo de deposição designa-se por sedimentação e é determinado pela força gravítica sobre detritos, quando a velocidade da agente transportador o permite. A ordem de sedimentação dos detritos é condicionada pelas dimensões e densidade desses materiais. Primeiro depositam-se de maiores dimensões e mais densos e ,posteriormente, os mais pequenos e leves.
Se não houver nenhuma perturbação, a sedimentação realiza-se regularmente, formando-se camadas geralmente paralelas e horizontais que se distinguem pela diferente espessura, pelas dimensões e pela coloração dos materiais. Cada uma dessas camadas, individualmente, é limitada por duas superfícies e designa-se estrato.

Diagénese...
 

Um sedimento não é ainda uma rocha sedimentar. Após a deposição os sedimentos experimentam uma evolução mais ou menos complexa, em que intervêm processos físico-químicos diversos que os transformam em rochas sedimentares. O conjuntos desses processos constitui a diagénese. No decurso da diagénese os sedimentos perdem água, são compactados e cimentados, isto é, ficam ligados entre si, formando uma rocha coerente.