GEOMETRIA DESCRITIVA|História

GEOMETRIA DESCRITIVA|História da geometria

    Inicio Olhão Arte Imagens Animadas

 História

 

                         DA                  

 

   A Geometria Descritiva surgiu no século XVIII. É uma ciência que estuda os métodos de representação gráfica das figuras espaciais sobre um plano. Resolve problemas como: construção de vistas, obtenção das verdadeiras grandezas de cada face do objecto através de métodos descritivos e também a construção de protótipos do objecto representado.

   Embora a Geometria Descritiva tenha surgido no século XVIII, já desde 300 anos antes de Cristo, Euclides elaborou um tratado de geometria " Elementos" que era composto por 13 livros, uma obra completa apresentada com base num raciocínio dedutivo. Esta obra apresenta muitos dos princípios essenciais que são a base geométrica dos actuais métodos de representação.

   A origem etimológica da palavra geometria remete-nos para os agrimensores do antigo Egipto, que com cordas (cordéis) esticados sobre as parcelas de terreno traçavam linhas simples - recta e circunferência.

   Conforme se pode ler no Dicionário Universal da Língua Portuguesa, a Geometria Descritiva "estuda as propriedades e as relações entre pontos, rectas, curvas, superfícies e volumes no plano e no espaço".

 

 

   O grande teórico da Geometria Analítica GASPARD MONGE, pode ser considerado o pai da Geometria Diferencial de curvas e superfícies do espaço. Monge foi professor da Escola Militar de Meziéres e da Escola Politécnica de Paris.
   Gaspar Monge aprimorou uma técnica de representação gráfica já iniciada pelos egípcios que representavam apenas: a planta, a elevação e o perfil. Definiu a Geometria Descritiva como sendo a parte da Matemática que tem por fim representar sobre um plano as figuras do espaço, de modo a poder resolver, com o auxílio da Geometria Plana, os problemas em que se consideram as três dimensões.